Representante Autorizado Ademicon

Central de Atendimento

Plantão de Vendas até às 18:oo

Desvantagens de usar o FGTS no Consórcio!

Autora: Anny Costa

2/18/2025

Desvantagens de usar o FGTS no consórcio
  1. Limitações no uso do saldo
    Os valores do FGTS estão vinculados à conta do consorciado na Caixa Econômica Federal e só podem ser utilizados se atenderem a determinadas regras. Por exemplo, nem todos os tipos de consórcio permitem o uso do FGTS, e há limites para quanto pode ser sacado.

  2. Perda de recursos para outras finalidades
    Ao utilizar o FGTS no consórcio, o consorciado deixa de ter esses recursos disponíveis para outras necessidades, como emergências ou aposentadoria.

  3. Não resolve problemas de fluxo de caixa imediato
    O FGTS não pode ser usado para pagar parcelas atrasadas ou resolver problemas de inadimplência no consórcio. Ele só pode ser aplicado conforme as regras estabelecidas pelo Banco Central e pela administradora.

  4. Dependência de regulamentações específicas
    O uso do FGTS está sujeito a normas rígidas do governo, que podem mudar ao longo do tempo. Isso pode criar incertezas sobre a viabilidade de utilização dos recursos em determinados momentos.


Conclusão

O uso do FGTS no consórcio pode ser uma estratégia inteligente para quem deseja maximizar seus recursos e alcançar a contemplação mais rapidamente. No entanto, é importante avaliar cuidadosamente as regras e limitações para garantir que essa decisão seja alinhada aos seus objetivos financeiros.

Se você planeja utilizar o FGTS, certifique-se de entender todas as condições contratuais e consultar a administradora do consórcio para evitar surpresas.

Site exclusivo para vendas de cotas de Consórcio da ADEMICON
Representante Autorizada: Anny Costa , com Filial na cidade de São Paulo no Bairro Tatuapé.
Exercemos nossas atividades em conformidade com os requisitos da Lei 13.709/2018, denominada Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. ​